terça-feira, 13 de abril de 2010

A Usina de Belo Monte...

Ao menos quinze povos indígenas do Brasil se pronunciaram contra a construção da hidrelétrica. O Greenpeace também rejeitou o projeto. James Cameron, o famoso diretor de grandes sucessos de bilheteria do cinema americano (como Titanic e Avatar, por exemplo) também resolveu se manifestar contra. Enviou inclusive uma carta ao nosso presidente Lula. Cameron, que recentemente revelou ao mundo sua faceta "ecologicamente correta" ao compartilhar na mídia que sua casa está adaptada de modo a não produzir qualquer lixo (tudo é reaproveitado) e que seu veículo particular é 100% não poluente, deu entrevista para a revista Veja desta semana. Uma das questôes importantes que ele colocou sobre o polêmico projeto de Belo Monte diz respeito ao desafio em conseguirmos conciliar desenvolvimento econômico e preservação sócio-ambiental.
Concordo com Cameron. Acredito que o grande desafio que se coloca para a humanidade nos dias de hoje (e certamente para o futuro próximo) é justamente esse. Medidas arbitrárias e de poder não irão resolver para nenhum dos lados envolvidos (isto serve também para outras questões cruciais, como o processo de paz no oriente médio, por exemplo). Acordos e soluções inclusivas devem ser pensadas sempre. No mais vamos seguir nos agredindo perpetuamente...
Segue um vídeo interessante sobre a indignação indígena:

Um comentário:

Dafne disse...

Lamentável!! E o pior é que esse autocratazinho execrável ainda receba aplausos de uma população profundamente ignorante e desconectada das fontes que mantêm a todos nós dignamente vivos. Às vezes penso que o povo brasileiro realmente merece o "presidanta" que tem!