quinta-feira, 4 de março de 2010

Heráclito de Éfeso

Já ouviu dizer?
Na Grécia antiga, entre os anos 540 e 470 A.C. viveu um homem chamado Heráclito. Conhecido também pelo apelido de Skoteinós (o Obscuro), Heráclito é considerado um dos mais eminentes pensadores da era pré-socrática. É dele a concepção de natureza como algo que flui, que se transforma constantemente (na época, em oposição ao pensamento de Parmênides que considerava que tudo na natureza permaneceria sempre do mesmo jeito, sem se transformar). A idéia de uma natureza em constante transformação se relaciona com o conceito de physis, como já descrevi no post inicial. Foi Heráclito quem concebeu, também, o conceito de Lógos; que seria uma espécie de lei universal (e fixa) responsável em reger os acontecimentos naturais e que serviria de base para a harmonia universal.
É interessante pensar que Heráclito lançou as bases para boa parte de muita filosofia que foi desenvolvida ao longo desses dois mil e quinhentos anos depois dele. Em seus fragmentos encontramos as raizes de muitas crenças da ciência e filosofia dos dias de hoje.
Seu conceito de Lógos, por exemplo, inclui a idéia de que há uma "tensão" inerente ao movimento das coisas, responsável em manter a chamada "harmonia universal". Para mim, fica óbvia a aproximação entre este conceito e o de Wilhelm Reich ao considerar a existência de "couraças musculares"; que nada mais seriam do que anéis de tensões nos diferentes tecidos do corpo humano, responsáveis em manter a "harmonia do corpo".
Sem mais delongas, seguem algumas frases de Heráclito:
"Se não esperar o inesperado não se descobrirá, sendo indescobrível e inacessível"
"Lei (é) também persuadir-se à vontade de um só"
"O ético no homem (é) o demônio (e o demônio é o ético)"
"Natureza ama esconder-se"
"Pois cães ladram contra os que eles não conhecem"
"A todos os homens é compartilhado o conhecer-se a si-mesmos e pensar sensatamente"
(in: Os Pensadores. Os Pré-Socráticos - Vida e Obra. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1999. p. 81-101)

Nenhum comentário: