segunda-feira, 1 de março de 2010

PsicoPhysis

Psicophysis?

Sim, psicophysis! Explico:

O prefixo psico vem do grego psyché e tem o sentido de alma, espírito ou intelecto. Physis, por sua vez, é outra palavra grega que servia para descrever o mundo material, físico. Para os pré-socráticos physis era relacionado ao ser. É muitas vezes traduzido como "natureza", porém na verdade se trata de um conceito ainda mais amplo. Physis é movimento, fluxo. Nas palavras de Heidegger: "Physis evoca o que sai ou brota de dentro de si-mesmo (por exemplo o brotar de uma rosa), o desabrochar, que se abre, o que nesse despregar-se se manifesta e nele se retém e permanece, em síntese o vigor dominante daquilo que brota e permanece". (Heidegger, Martin. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1978. p.44.)

Gosto da idéia de iniciar meu blog assim. Na realidade, pensar "psicophysis" é pensar o ser de maneira integrada, como na verdade ele é: corpo físico e espiritual em constante movimento... isto é o que chamamos VIDA!

Um comentário:

Q disse...

bem-vindo ao mundo dos blogs! no meu caso tb em tentativas de buscas da psiquê humana, mas mais como em desabafos... saboroso encontrar uma visão mais profissional... hehe

te convido tb a visitar-me: www.miramte.blogspot.com

besitos, Q.